• Mel Navarro Designer Gráfico

Habilidades que serão essenciais no mercado de trabalho.



O que você precisa saber sobre o futuro do trabalho

Com a pandemia da covid-19, profissionais e líderes estão cada vez mais preocupados com o futuro. Entenda quais habilidades serão essenciais.


Este é um tema que tem mexido muito com o mercado de trabalho e acabam deixando empresário e trabalhadores confusos.


O cenário que se apresentou e pegou todos de surpresa no começo do ano de 2020, geram um sentimento de medo e sobre o que vai acontecer com o futuro e inseguras.

Mas como se preparar para algo que ainda é incerto. Existe muitas perguntas e poucas respostas. Uma delas é de quais habilidades devem-se desenvolver.



Mas quando isso vai acontecer?


A primeira pergunta é de quando tudo isso vai acontecer? Já está acontecendo? Então podemos considerar que é o futuro do trabalho um período bem próximo – 2021, como alguns já ouviram falar seria o novo normal.


Já existe empresas que se pronunciaram e migraram para home office definitivo, outras deixarão misto um pouco o modelo antigo e outros o “novo normal”.

Temos também um adaptação para contratações as empresas estão optando cada vez mais por vagas temporárias adaptando a demanda. O que gera ao profissional uma melhor escolha de onde buscará sua vaga



Como se qualificar para uma vaga.


As habilidades técnicas, continuará sendo necessária e muitas das formações tradicionais devem continuar existindo, mas certamente teremos formações técnicas novas para funções novas que ainda desconhecemos hoje.


Em um evento da ONU em Nova York em 2018 foi dito que aproximadamente 65% de todas as crianças do planeta que entram hoje na escola primária terão empregos que ainda não existem!


Mais do que nunca o aprender e aprender está em alta. E por quê? A tecnologia vai acelerar tanto as mudanças, que ontem você tinha uma habilidade X e amanhã você vai precisar de outra habilidade. Trata-se de um processo de desconstruir para construir, agregar e somar.


Novas tecnologias


A importância da tecnologia. Sabemos que no nosso país existe uma grande camada da população que não tem acesso à tecnologia de uma forma geral. Esse é um alerta importante a ser trabalhado. E enxergamos a transformação do mundo em um mundo cada vez mais digital e tecnológico.


A tecnologia pode ser vista como um instrumento de conexão que ajudará na formação de novos profissionais e ajudará na organização dos futuros trabalhos com relação a melhora da produtividade otimizando suas respectivas performances e permitindo uma maior qualidade nas entregas no trabalho. Ao mesmo tempo, um maior emprego de tecnologia tende a provocar um maior equilíbrio entre a relação profissional x pessoal. O que leva a rever o modelo tradicional de trabalho.


A pandemia trouxe um maior senso de coletividade, de empatia e acelerou mudanças significativas nas relações de trabalho que vieram para ficar. Não precisamos ter medo do amanhã e sim nos prepararmos para aquilo que está ao nosso alcance. Aprendemos também que não dá para querer controlar o incontrolável. Temos que focar no que está na nossa mão. As habilidades comportamentais são pontos que podem ser trabalhados e cada um deveria tentar ser a melhor versão de si mesmo. O profissional do futuro precisará estar bem consigo mesmo e trazer esse brilho nos olhos para o dia a dia no trabalho.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo