• Mel Navarro Designer Gráfico

Como será o mercado de trabalho no próximo ano?



O que esperar do mercado de trabalho no próximo ano.

Após um ano turbulento, o cenário do emprego promete trazer melhoras para quem está em busca de uma oportunidade em 2021

Apesar dessa ser uma notícia positiva, a mudança deve ocorrer de forma gradativa e os profissionais mais bem preparados serão os primeiros a conquistarem uma vaga. Conhecer quais são as habilidades mais procuradas e as projeções de emprego para 2021 te ajudará a se posicionar como candidato e ter maiores chances.

Construção Civil em Alta

Quem busca oportunidades de emprego na área de construção civil poderá encontrar um número maior de vagas e contratações ocorrendo com maior frequência. Nesse setor existem vagas que não exigem alto nível de escolaridade até as que requerem alto grau de especialização e conhecimentos bastante específicos.

Carreiras com maiores oportunidades

Algumas áreas e cargos terão uma demanda maior por mão de obra, primeiro por serem áreas que estão se expandindo e também por não terem profissionais qualificados para preenchimento das vagas nesse momento.

As carreiras de TI estão com alta demanda de contratação, porém não são as únicas. Profissões ligadas a marketing, vendas, engenharias, seguros, mercado financeiro e contabilidade também devem abrir muitas possibilidades.

Ter formação, especializações e cursos nessas áreas pode abrir muitas possibilidades para quem busca uma nova oportunidade, quer ingressar no mercado de trabalho ou retomar a carreira.

Trabalho home office

Muitas empresas ainda resistem em permitir que os colaboradores trabalhem de casa, mas essa é uma tendência de emprego que pode crescer em 2021. O número de profissionais que realizam esse tipo de trabalho em período integral ou parcial está aumentando e há expectativas de crescimento.

Essa modalidade de trabalho tem trazido um retorno positivo com profissionais mais engajados, motivados e produtivos. Entretanto, esse modelo é mais adequado para pessoas que possuem determinadas características, como autogestão e organização.

Recrutamento e seleção online

Para encontrar os candidatos ideais, as empresas cada vez mais contam com recursos tecnológicos, como divulgação das vagas em redes sociais e sites. Além disso, a seleção utiliza ferramentas tecnológicas, como análise do comportamento em redes sociais e realização de entrevistas por vídeos e testes online.

É preciso estar presente nessas plataformas e preparado para esse tipo de seleção se quiser conquistar uma nova vaga e demonstrar seu potencial.

Em resumo, as vagas de emprego em 2021 devem ter um leve crescimento, mas ainda serão bastante concorridas. Portanto, saber o que as empresas esperam ajuda a ter uma vantagem em relação aos concorrentes.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo